sociologia
Principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim : ·
Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais; · A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais; · As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem; · A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura); · Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.
Principais obras: - A divisão do trabalho social (1893) - As regras do método sociológico (1895) - O suicídio (1897) - A educação moral (1902) - As formas elementares da vida religiosa (1912) - Lições de Sociologia (1912)
O fato social
Durkheim parte da idéia de que o indivíduo é produto da sociedade. Como cita Aron, “[...] o indivíduo nasce da sociedade, e não a sociedade nasce do indivíduo” (2003, p. 464). Logo, a sociedade tem precedente lógico sobre o indivíduo. Durkheim definiu como objetivo da sociologia o