sociologia
Comunicação empresarial
12/03/2014
1. Por que será que o profissional de comunicação é visto dentro das empresas como alguém a ser chamado para apagar incêndio e não como alguém a participar de decisões ou dar pareceres que possam antecipar futuros problemas de imagem da organização?
Devido à habilidade de lidar com os mais variados tipos de público visto a sua formação, o profissional de comunicação tende a ser o porta voz da empresa em situações mais complicadas, pois é nestes momentos que muitas das empresas vêm a público (seja interno, externo ou imprensa) prestar esclarecimentos de alguma situação indesejável que aconteceu e acabou gerando prejuízos à imagem da empresa. O profissional de comunicação é requisitado a ser o porta voz da empresa mais pela sua habilidade de articular uma conversa do que pelo conhecimento da empresa e seus processos em si.
2. Uma grande rede de supermercados comprou outra e está gerando grande preocupação dos consumidores. Você, comunicador profissional, não foi ouvido quando tomaram a decisão da compra, embora tivesse o que dizer. Como você acalmaria o público, que teme a falta de concorrência e a elevação dos preços? Como reagiria com relação a seus superiores, que não consultaram um especialista de comunicação antes de tomar a decisão de compra da outra rede de supermercados?
Através de uma comunicação clara e eficiente, o profissional de comunicação deve esclarecer a missão da empresa no âmbito social, que possivelmente seria se tornar referência no ramo de rede de supermercados visando oferecer produtos e serviços com mais qualidade e preços baixos. Explicar minuciosamente as estratégias da empresa de ganhar mais fatias do mercado e assim, livre de concorrência, poder oferecer produtos que satisfaçam cada vez mais o consumidor, aliando o custo dos produtos aos benefícios maximizados esperados pelos clientes. A postura perante aos superiores