sociologia
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Centro de Ciências da Saúde - CCS
Departamento de Bioquímica e Farmacologia
REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DE LIPÍDIOS
WANDERLEY MATOS GONÇALVES
Teresina-PI, 2010
Wanderley Gonçalves
Princípios de Bioquímica
RESUMO
Realizou-se a chamada reação de saponificação, ou seja, a hidrólise alcalina de triglicerídeos fazendo uso de dez gramas margarina e hidróxido de potássio em banho-maria e depois usou ácido clorídrico para separação da camada oleosa e finalmente testou a solubilidade dos sabões obtidos.
Wanderley Gonçalves
Princípios de Bioquímica
INTRODUÇÃO
Os lipídios constituem um grupo de compostos que, quimicamente diferentes entre si, apresentam uma importante característica em comum: a insolubilidade em água. Os lipídios (do grego lipos, gordura) são o quarto principal grupos de biomoléculas encontradas em todas as células. Diferentemente dos ácidos nucléicos, das proteínas, e dos polissacarídeos, os lipídios não são poliméricos.
Contudo, eles se agregam, e é nesse estado que desempenham sua mais obvia função como matriz estrutural das membranas biológicas (Voet, 2006).
Essa classe está amplamente distribuída em organismos vegetais e animais, cumprindo diversas funções como armazenamento de energia (óleos e gorduras), fazem parte das membranas biológicas (fosfolipídios), apresentam funções hormonais (esteróides), são essenciais para o funcionamento de alguns sistemas enzimáticos, atuam como isolantes térmicos e são agentes emulsificantes (Neves,
2009).
Os lipídios exibem uma variedade estrutural maior do que as outras classes de moléculas biológicas. Até certo ponto, eles constituem uma ampla categoria de substâncias que são similares somente pelo fato de serem majoritariamente hidrofóbicas e apenas levemente solúveis em água. Por causa da sua hidrofobicidade, a análise dos lipídios requer mais esforço do que estudos de moléculas mais solúveis e,