SOCIOLOGIA
SOCIOLOGIA
NYELSEN MACKENZIE SOUSA VIEIRA
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
E SUAS IMPLICAÇÕES
SÃO LUIS
MAIO/2012
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA, AS MUDANÇAS
NO CAMPO ECONOMICO, SOCIAL E POLITICO
E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.
Pode-se dizer que a Sociologia surge para “resolver” os problemas que, até então, as duas revoluções causara na sociedade.
A sociologia nasce e desenvolve-se no Mundo Moderno. Mais precisamente em meados do século XIX.
Foi a partir de dois marcos históricos importantes que a Sociologia se consolidou. A revolução industrial, iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, com a implantação de máquinas a vapor e das técnicas de aperfeiçoamento da produção.
Antes da revolução Industrial, a atividade produtiva era manual (manufaturas) e artesanal. O artesão na maioria das vezes cuidava de todo o processo produtivo, desde a matéria prima até a comercialização do produto final, nesse processo utilizava maquinas muito simples.
Com a Revolução Industrial o controle da produção passa, então, para o dono dos meios de produção, saindo das mãos dos trabalhadores, o processo produtivo, matéria prima, comercialização e o lucro.
Nesse momento marca o ponto culminante de uma evolução tecnológica, econômica e social. A Revolução Francesa (1789 – 1799). A França era tomada pelo Antigo Regime. Na França o conflito consistia em novas forças ascendentes versus monarquia absolutista. A Revolução Francesa consistia em uma nova classe, a burguesia, que procurou controlar a sociedade, elaborou uma legislação que limitava os poderes patriarcais. Chocou-se ainda com a Igreja, apoiou e incentivou os empresários.
A Revolução Francesa era vista, para alguns pensadores, como movimento de desordem e perturbação. A França adere ainda a industrialização, principalmente no setor têxtil causando aos franceses miséria e desemprego.
As consequências dessas duas revoluções vieram logo, aumento da prostituição, de suicídio,