sociologia
SOCIOLOGIA
Greves no século xx
É a ação coletiva e voluntária do trabalho, realizada por trabalhadores com o propósito de obter beneficios, com aumento de salário , melhoria de condição de trabalho ou direito trabalhistas , ou ainda , para evitar a perda de benefícios . * Greves Operárias no Brasil (1917-1922 )
Greves operarias ficou conhecida no Brasil como o movimento de operário no inicio do seculo xx. com o crescimento industrial e urbano, surgiram bairros operários em várias cidades brasileiras, formados em sua maioria por imigrantes. as más condições de vida e de trabalho dos operários eram aprovados pela falta de leis trabalhistas, que garantissem descanso semanal, férias e aposentadoria, por exemplo .
Logo, A organização dos trabalhadores resultou na fundação de associações sindicais e de jornais operários, tornando o movimento mais forte para enfrentar as inúmeras dificuldades. Seguindo o exemplo dos trabalhadores de outros países, surgiram manifestações e greves em vários estados, destacadamente em São Paulo, onde se concentrava o maior número de indústrias.
No dia primeiro de maio de 1907, surgiu a primeira greve geral da história do Brasil, a greve que durou até o meio de junho, foi reprimida com violência , mas conseguiu fazer com que muitas empresas adotassem a jornada de oito horas de trabalho.
A segunda greve geral veio em 1917 e começou em São Paulo. Em julho,Os grevistas exigiam, principalmente, a proibição do trabalho para menores de 14 anos, a abolição do trabalho noturno para mulheres e menores de 18 anos, a jornada de trabalho de oito horas. os trabalhadores organizaram uma passeata em que a polícia avançou em cima da multidão, onde houve morte, causando revolta nos trabalhadores, o movimento se tornou uma greve geral com 45 mil pessoas paradas,praticamente todos os operários da capital paulista.
Mas, a partir de então, o movimento operário passou a ser