sociologia
Resuminho.
Direito e Moral podem ser facilmente associados se pensarmos o direito como sendo o conjunto de normas que tentam regular e organizar a vida em sociedade, solucionando os conflitos entre os indivíduos, visto que a moral é um ramo das Ciências Sociais que também se preocupa com o estudo de normas reguladoras da vida social.
Nem sempre é fácil diferenciar as normas do direito das normas da moral, em face de semelhança entre elas em muitos aspectos. Por exemplo, ambos os sistemas de normas, direito e moral, valorizam princípios como o respeito à vida, à liberdade, à integridade física, psicológica e espiritual dos homens, à propriedade legitimamente obtida, à igualdade de direitos, entre outros.
Semelhanças :
1.regulam as relações humanas estabelecendo condutas obrigatórias.
2.assumem a forma de imperatuos, ou seja, estabelecem um deve.
3.a finalidade é manter coesão social.
4.são produtos da estrutura cultural e, portanto, estão inseridos na dinâmica histórica das sociedades.
Diferenças:
1.a validade da norma moral depende da convicção e adesão intima do indivíduo. A validade da norma jurídica depende da coação do estado.
2.por conseqüência, o cumprimento da regra moral se dá através de atos de consciência e, da mesma forma, a punição afeta subjetivamente o sujeito.
3.as normas jurídicas são codificadas e são objeto de organização formal e oficial dos estados. A moral é um elemento cultural adquirido pelo convívio e através da oralidade.
4.a moral é mais ampla que o direito e abrange a quase totalidade das relações humanas. O direito trata apenas das relações vitais para o estado.
Justo natural e justo politico
Segundo Aristóteles existiam 2 tipos de justiça, a justiça “doméstica” e a justiça política (publica e que era regulada pela lei).
O justo legal dispõe de um conjunto de disposições vigentes nas polis que tem como sua existência a vontade do legislador.o justo legal tenta atingir a