sociologia
1- a sociologia da educação é um ramo da sociologia geral que se ocupa dos fatos sociais relacionados com a educação, estudando a educação como processo social global que ocorre em toda sociedade, os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global, a escola como unidade sociológica, onde o centro não fica preso a estudantes e professores, mas a todos que vivem e convivem no ambiente escolar, a sala de aula como subgrupo de ensino e o papel do professor, não só como educador, mas como um exemplo, uma influência para os alunos dentro e fora da escola.
2 – pode-se dizer que ela é uma disciplina fundamental para o educador, abrindo horizontes para a compreensão da vida social em si, esclarecendo o processo educativo e as relações entre a escola e a sociedade, analisando a escola como grupo social e sua estrutura interna, que escapa ao administrador e só pode ser compreendida por meio de uma análise sociológica da escola. Além disso, explica a influência da escola na forma de agir de seus membros. Estudando esse tema, os professores tomam contato mais profundo com a realidade pedagógica e social, verificando a influência esercida pelos fatores sociais sobre o processo educativo, adquirindo uma visão mais nítida e penetrante dos fenômenos educacionais, amplianto sua cultura e conhecimento.
3 – Do ponto de vista sociológico, a educação é a ação pela qual as gerações adultas transmitem sua cultura para as gerações mais jovens, integrando os indivíduos à sociedade e aos grupos que a constituem, socilizando e ajustando os indivíduos à sociedade, e ao mesmo tempo, desenvolver suas potencialidades e as da própria sociedade.
4 – As formas de educação podem ser divididas em duas:
Assistemática, que é a educação realizada sem qualquer plano, sem sistema, local ou hora determinada. Todas as pessoas, grupos, toda a sociedade participa dessa espécie