sociologia
Ir para: navegação, pesquisa
Escola Infantil Novo Espaço / 24 de MAIO de 2011
Aluno: Luis Miguel Série: 5º ano
Prof: Flávia
Entrevista com o Imigrante Português Jorge Lopes
Em 1949 o jovem português Jorge Lopes embarcou em um navio que saia de sua terra natal rumo ao longínquo Brasil. Na entrevista a seguir, 59 anos depois, ele conta quais dessas idéias se concretizaram e quais desses sonhos se realizaram.
“ Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar! ”
O Mar Português – Fernando Pessoa
- Quando você veio para o Brasil?
Jorge: Eu cheguei em São Paulo em 1949.
- Por que você veio para o Brasil?
Jorge: Na minha terra natal não havia a possibilidade de estudar alem do nível ginasial e eu gostava muito de estudar, eu gostaria de continuar os meus estudos. Por isso eu acreditava que vindo para o Brasil eu poderia trabalhar e completar os meus estudos.
- Como era a sua vida antes de vir para o Brasil?
Jorge: Eu morava numa cidade muito pequena no interior de Portugal. Desde os 10 anos eu já trabalhava no comercio, numa empresa que vendia tecidos.
O que você sabia sobre o Brasil antes de vir para cá?
Jorge: Absolutamente nada. Eu não sabia nada sobre o Brasil ou sobre a minha família. A única coisa que tinham me falado era que a minha família tinha uma mercearia em São Paulo, mas nada além disso.
- Como foi a viagem para o Brasil?
Jorge: Foi tenebrosa. Eu demorei 23 dias para chegar no Brasil e as condições em que ficavam os passageiros eram muito precárias. No lugar em que eu dormia, dormiam outras 42 pessoas e , para se ter uma idéia da situação, eu tinha que guardar minha escova e minha pasta de dentes debaixo do meu travesseiro para que ninguém os roubasse de mim.
- Você acha que sofre algum tipo de preconceito por ser