sociologia
Nesta perspectiva, a violência surge neste contexto como a intolerância em ato. É uma ação fundamentada em uma ideologia, que é possível ser observada por alguns pontos importantes. Em primeiro lugar, a intolerância é um fenômeno de raízes históricas que se caracterizam pela desvalorização do lugar do outro. Em segundo lugar, a violência surge como uma dimensão prática da intolerância. A intolerância impulsiona a violência. São duas dimensões distintas, porém subsequentes. A primeira está ligada ao ato de julgar e a segunda a execução.
Para alertar a população mundial para o respeito às diferenças, a (ONU) instituiu o Dia Internacional da Tolerância, comemorado em 16 de novembro. A data tem o objetivo de estabelecer a tolerância e o respeito pela riqueza e diversidade das culturas de outros povos. Além disso, é um incentivo à convivência pacífica entre os indivíduos.
Para a médica Soraya, “a condição humana caracterizou-se sempre pela diversidade. O medo, sentimento de ameaça e o desejo de ser melhor e único impedem as pessoas de aceitarem os outros como são”, explica. Soraya acredita que “a intolerância com a diferença alheia ainda existe. Ela é velada e, na maioria das vezes, surge em comentários e frases, aparentemente inocentes, ditos no cotidiano”, afirma. É preciso assimilar de vez que “Todos os seres humanos, apesar das inúmeras diferenças biológicas e culturais que os distinguem entre si, merecem ter respeito igualitário, como únicos entes no mundo capazes de amar, descobrir a verdade e criar a beleza”. É o reconhecimento universal de que, em razão dessa radical igualdade, ninguém - nenhum indivíduo, gênero, etnia, classe social, grupo religioso ou nação - pode afirmar-se superior aos demais.
Intolerância
A falta de educação, de gentileza e paciência leva as pessoas a serem cada vez mais intolerantes. Sem tempo para a cordialidade, a violência ganha espaço para crescer.