Sociologia
Atualmente vivemos com um grande problema que aborda o mundo inteiro, a desigualdade,seja ela por cor, crenças, sexo ou até mesmo por rendas mal distribuídas. Com o surgimento do liberalismo na Europa, surge também a desigualdade social, os senhores ricos faziam que os pobres cuidassem de todos os bens deles fazendo que aquele patrimônio todo aumentasse, isso acontece na Revolução Industrial onde a situação fica mais clara ainda. Por isso as diferenças eram gritantes.
Para Max as desigualdades social, são resolvidas quando se busca pelo interesses da grande maioria e não apenas de alguns! A explicação básica de Desigualdade social para esse teorista é aquela velha frase feita: A Maria tem voz e faz valer o seus interesses, a minoria, os "oprimidos" têm que concordar! . Ele defendia a liberdade e igualdade do pensamento liberal, ele não aceitava que só os ricos fossem defendidos. As desigualdades sociais surgem de um relacionamento controverso, onde uma classe produz tudo e a outra domina sem nada querer dividir, surge assim as classes operarias e as burguesas.
Visando diminuir os problemas com a divisão das classes sociais surge a democracia, porque as leis defendem os direitos dos menos favorecidos. As classes dominantes são as dos mais ricos que tem condições de se desenvolver. O Brasil, desde seu descobrimento, traz consigo esta deplorável marca da desigualdade social. A herança das diferenças sociais, da escravidão, do preconceito, do racismo, foi deixada pelos então proprietários de terras e governantes que trouxeram para a nova terra os marginalizados portugueses, os africanos que escravizaram e humilharam, os italianos e outros imigrantes que não eram vistos com bons olhos pelos senhores feudais. Daí a origem da desigualdade social brasileira que permanece e se expandiu de tal forma que chega a ser quase irremediável nos dias atuais. No Brasil há milhões de pessoas em miséria extrema que sobrevivem com ¼ do salario minimo. A