Sociologia
São inúmeras as causas que levam a desigualdade social. Entre elas, estão:
Exclusão social
Má distribuição do rendimento
Falta de escolarização
Escassez de oportunidade, tanto de trabalho quanto de conhecimento.
Cultura
Etc.
Assim a desigualdade social acontece, por exemplo, quando a distribuição dos rendimentos não é feita de forma justa. Resulta de uma desigualdade repartida de vantagens, privilégios de um grau desigual de acesso a bens, serviços e oportunidades.
O estudo das desigualdades, resultante da hierarquia social é feito, fundamentalmente, por duas correntes teóricas: a corrente estruturista (estratificação social) e corrente Marxista (classes sociais).
A estratificação social refere-se a um arranjo hierárquico entre os indivíduos em divisões de poder e riqueza numa sociedade. É a distinção hierárquica entre indivíduos e grupos, segundo a sua classe. A riqueza, o rendimento, grau de instrução, profissão, religião, etnia e surgem como critérios de estratificação. Por exemplo, quando alguém nasce numa classe social alta isso vai-lhe permitir um mais fácil acesso a oportunidades que alguém de classe pobre. Mas hoje em dia o facto de ter nascido numa determinada classe social não significa que lá vá permanecer pois existe a mobilidade social que permite um individuo subir ou descer no sistema de estratificação na hierarquia social.
Normalmente consideram-se três tipos de estratificação social:
Estratificação