SOCIOLOGIA
Grupo Educacional UNIESP
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
QUESTIONÁRIO
“WEBER E SOCIALIZAÇÃO”
SOCIOLOGIA
Prof. Matheus Nunes
Elísio Santos Andrade Filho
Ribeirão Preto / São Paulo
2013
QUESTIONÁRIO DE SOCIOLOGIA
1) Qual a diferença, para Weber, entre ação e relação social?
Para Weber, a ação social seria uma conduta humana dotada de sentido, isto é, de uma justificativa subjetivamente elaborada. Já a relação social seria um sentido compartilhado, sabendo o porquê da relação. Por exemplo, um sujeito que pede uma informação a outro estabelece uma ação social: ele tem um motivo e age em relação a outro indivíduo, mas tal motivo não é compartilhado. Numa sala de aula, onde o objetivo da ação de vários sujeitos é compartilhado, existe uma relação social.
2) Qual a importância da história para Weber?
A pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades. Para Weber, a história é tão importante como a cultura. O conhecimento histórico, entendido como a busca de evidências, torna-se um poderoso instrumento para o cientista social.
3) Como o tipo ideal se relaciona com a realidade concreta?
O tipo ideal é um instrumento metodológico que é utilizado para analisar sociologicamente características do objeto estudado. Neste sentido, o tipo ideal fornece uma caricatura do real, e não é à toa que se chama "tipo ideal", pois trata-se de uma idealização do fenômeno estudado na realidade empírica. Com isso, Weber buscou definir certas características que podem ser encontradas nos fenômenos sociais, para que os mesmos possam ser categorizados. Assim, quando ele estuda o capitalismo, o estuda como tipo ideal, e é claro que, na maioria das vezes, não se encontrará um país exatamente igual ao tipo ideal weberiano, mas sim com características próximas, fazendo com que se possa categorizar sociologicamente tal país como capitalista. O tipo ideal, segundo Weber, trata-se de uma