Sociologia
Uma das problemáticas que se pode abordar, é o preconceito racial que está extremamente explícito no filme o “O ELO PERDIDO”. Não apenas pelo motivo de os pigmeus serem de uma civilização primitiva com também pelo fato de serem negros.
E desde que temos conhecimento da história do ser humano, existe preconceito contra os negros, que seriam uma classe desfavorecida de inteligência, sentimento e muitos chegaram a pensar que os negros não eram filhos de Deus.
Comparando o filme exibido em sala de aula com outro de minha pesquisa, que seria “UMA OUTRA HISTÓRIA AMERICANA”, do qual o ator principal interpreta um Skinhead, acaba matando dois negros que invadem sua casa e vai para a cadeia por três anos. Na prisão percebe que o ódio racial que pregava, só lhe traz prejuizo, quando sai tenta desfazer sua imagem, mas suas antigas idéias ficaram impregnadas no seu grupo e próprio irmão.
A problemática em ambos os filmes é a mesma situação, desvalorizam o homem negro, nào aceitando suas raizes, sua cultura, a pigmentação de sua pele. Fazendo prejulgamentos de sua inteligência, da perspectiva da evolução, do relacionamento entre outras coisas.
3 – PROBLEMÁTICA E COMPARAR COM A VIDA REAL
Trazendo a problemática para nosa realidade, acontece esse preconceito racional, mas de maneira mais tímida, sem tanta violência como era antes. Mas a maioria das pessoas ainda pecam ao falar que todo negro é ladrão, que não são confiáveis, que não tem tanta integligência quanto os brancos, que os negros não podem ter cargos dentro das empresas de grande portes.
Infelizmente, essa é uma caracteríca do mercado de trabalho mas qua gradualmente está melhorando, onde as pessoas têm consciência que não importa a cor, nem de que região nasce o indivíduo, ele é um ser humano como qualquer um. Devendi ter direitos e deveres como todo e qualquer