sociologia rural
Coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE, com o consequente plantio pelos agricultores (as) familiares, tem contribuído, ao longo de 27 anos (1987).
O Programa Hora de Plantar, do Governo do Estado, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), distribui sementes e mudas de elevado potencial genético aos agricultores familiares do Estado do Ceará.
Objetivo
Fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético que propiciem o aumento da produtividade das culturas e melhorem o nível de renda dos(as) beneficiários(as) e melhoria das condições de vida do homem do campo.
Contribuir para a implantação de áreas de reserva alimentar estratégica para os rebanhos bovinos, ovinos e caprinos, usando-se sorgo e palma forrageira.
Incentivar os beneficiários do projeto a adotarem Práticas Agrícolas de Convivência com o Semiárido.
Estrategia operacional
• Todos os lotes de sementes e mudas só poderão ser movimentados se forem acompanhados dos respectivos termos de Conformidade e Notas Fiscais.
• A EMATERCE é responsável pela distribuição das sementes e mudas em todo o Estado.
• Todos os lotes de sementes e mudas só poderão ser movimentados se forem acompanhados dos respectivos termos de Conformidade e Notas Fiscais.
• Os técnicos da EMATERCE, ao receberem as sementes nos armazéns regionais, só deverão assinar as Notas Fiscais,emitidas pelo gerente do armazém regional, após conferir cuidadosamente as quantidades, os aspectos fitossanitários e físicos das sementes, ciente de que a partir daí, não haverá mais reclamação.
Somente os (as) agricultores (as) cadastrados (as) e adimplentes com o projeto poderão continuar como beneficiários do Projeto; A EMATERCE poderá inscrever novos produtores, no caso de sobras de sementes e mudas;
Armazenamento e responsabilidade
•