Sociologia Marks
1- Força do trabalho é capaz de criar valor.
2- É o lucro que a empresa tira em cima do meu trabalho.
3- É o modo como as pessoas produzem sua vida e engloba as forças produtivas e as relações de produção.
4- Alienação é o mesmo que eu vender minhas coisas como forma de trabalho para a empresa.
5- A) Proprietários e não proprietários – homem livre e escravo, barão e servo), ou seja oprimidos e opressores
B) A relação é de exploração, também de tensão, levando ao tão falado conflito de classes. As relações de aposição ininterrupta que terminam na transformação da sociedade.
C) Para Marx a transformação não parte do zero, ela sempre supera uma situação anterior, de forma que os participantes de uma revolução utilizam cultura e as tecnologias para crias novas formas de organização produtiva e política. Sendo assim transformações sempre incorporam alguma coisa do passado. As transformações se dão pela oposição de forma e interesses decorrentes da luta entre as classes sociais que leva a ação-revolucionaria.
6- Não neste texto Marc aponta para a influência das condições que alteram a história de casa sociedade.
7- É o próprio ato de reprodução de manutenção da sociedade que levam as mudanças.
8-
9- Marx reconhece que o homem desempenha um papel importante na história e que ele o faz de forma interessada e consciente. Mas reconhece também que 0 homem depende de condições externas a ele (a história) e que estas lhe são dadas. Essa consciência não é determinante por si só, pois a realidade social é sempre mais ampla e original que qualquer esquema concebido.
10- A indústria acaba por reunir os operários que se organizam para lutar por seus próprios interesses. Como esses interesses são contrários aos da burguesia, esse conflito tende a destruir o próprio capitalismo.
11- Fatos que permitiram a acumulação de riquezas em poucas mãos - da pirataria aos monopólios.
12- A mais-valia absoluta é aquela