Sociologia introdução
Prof. Heraldo Bello da Silva Júnior
O que é Sociologia?
Sociologia: projeto intelectual contraditório.
Ex: - Poderosa arma a serviço dos interesses dominantes - Expressão teórica dos movimentos revolucionários
Historicamente é um conjunto de conceitos, de técnicas e de método de investigação produzidos para explicar a vida social.
Sociologia: surgimento
• - Ocorre no momento histórico da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. • - Transformações econômicas, políticas e culturais no século XVII • - Revoluções industrial e francesa: consolidação da sociedade capitalista
Surgimento da Sociologia: Contexto Histórico
Os Homens passam a se distinguir dos animais quando se tornam capazes de produzir seus “meios de vida”, e , assim fazendo, produzem a sua “própria vida material”.
Relações de Produção: • Relações recíprocas que se estabelecem entre os homens no decurso do processo de produção. Estas podem ser de duas ordens: relações técnicas de produção (ou relações do homem com a natureza) e relações sociais de produção (ou relações dos homens entre si através dos meios de produção). • No processo de produção estabeleceu-se sempre um determinado tipo de relações entre os trabalhadores e os meios de produção, relação que depende das características técnicas do processo de trabalho (divisão técnica do trabalho, tipo de coordenação, tipo de tecnologia utilizada, etc). As relações sociais de produção são aquelas que se estabelecem entre os proprietários dos meios de produção e os produtores diretos, e que são determinados pelos tipos de relações (de propriedade, posse, disposição ou usufruto) que os liga aos meios de produção.
Forças Produtivas: • Instrumentos ou ferramentas utilizados para a produção de bens materiais; e também as pessoas que usam essas ferramentas produtivas e bens materiais manufaturados, graças à sua experiência e