Sociologia introdução da sociedade cistina costa
PRÉ-HISTÓRIA - VESTIMENTA DOS CAÇADORES-COLETORES
Primeira atividade humana: caçadores-coletores.
Os primeiros adornos foram usados como objetos mágicos, e também para se impor entre os animais (exibição de dentes e garras de animais ferozes).
As peles de animais eram usadas para proteção – como tangas e sarongues. Também serviam como proteção às agressões externas, sobretudo para o frio.
No início, eram usadas com o próprio pêlo do animal (normalmente urso ou rena), e passavam por processos de mastigação para amaciamento. Mais tarde, untavam-se as peles com óleos e gorduras de animais (para dar impermeabilidade e maciez), dando à peça maior durabilidade.
Novos recursos: uso de cascas de árvores ricas em tanino (obtido através das cascas mergulhadas em água). Começa aí uma nova técnica de grandes resultados no tratamento das peles.
As peles eram presas ao corpo com as próprias garras dos animais ou atadas umas às outras com nervos, tendões e até fios da crina ou do rabo dos cavalos.
Pré-História - Período Neolítico
As Origens do Neolítico no Oriente
Próximo Ainda no período mesolítico, por volta de 12.000-10.000 a.C., na chamada cultura natufiana (nas costas orientais do Mediterrâneo, hoje em Israel), são introduzidas as primeiras aldeias sedentárias e a colheita de cereais é intensificada. A sedentarização teria sido fruto da riqueza dos recursos ambientais do território, em seguida a um período de aumento de temperatura terrestre (fim da última era Glacial). Nos sítios arqueológicos locais foram encontradas provas da domesticação do cão.
No período neolítico pré-cerâmico (sítios de Jericó I e II) se desenvolveram os primeiros cultivos de espécies silvestres de cereais (preparo do terreno, drenagem, capinação), e assim, de sua domesticação.
Na fase do neolítico pré-cerâmico A (9.500 - 8.700 a.C.) culturas contemporâneas mureybetiana (sítio de Mureybet, no médio curso do rio Eufrates, atual Síria), aswadiana (Tell