Sociologia geral e jurídica - resumo
OBJETO DE ESTUDO DO DIREITO:
Estuda as normas que regulam o comportamento social, estabelecendo direitos e obrigações entre as partes, através dos sistemas legislativos característicos das sociedades. Concentra-se, portanto, na análise dos fatores normativos do comportamento social. Exemplos: direito trabalhista, direito comercial, direito civil, etc.
OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA:
Estudo científico das relações sociais, das formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos. Estuda o homem e o meio humano em suas interações recíprocas. A Sociologia, desta forma, é o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social”. Exemplos: formação e desintegração de grupos; divisão das sociedades em estratos, mobilidade de indivíduos e grupos nas camadas sociais; processos de competição e cooperação, etc.
Cabe à Sociologia estudar a sociedade como um todo, com características e relações que podem ser observadas em qualquer sociedade.
Compete, portanto à Sociologia, o estudo do homem e do universo sociocultural como um todo, analisando as relações entre os diversos fenômenos sociais.
* Os pensadores sociais e suas obras mais significativas na modernidade e contemporaneidade: Durkheim, Weber e Marx
Marx:
“Fundador do materialismo histórico, Karl Marx (1818-1883), na realidade um filósofo social e economista alemão, contribuiu para o desenvolvimento da Sociologia, salientando que as relações sociais decorrem dos modos de produção (fator de transformação da sociedade), numa tentativa de elaborar uma teoria sistemática da estrutura e das transformações sociais.
O postulado básico do marxismo é o determinismo econômico, segundo o qual o fator econômico é determinante da estrutura do desenvolvimento da sociedade.
O homem, para satisfazer suas necessidades, atua sobre a natureza, criando relações