Sociologia geral unidade2
Olá amigos,
Nesta unidade veremos, tijolo por tijolo, como ocorre a construção do ser
social. Você já parou para pensar que nossas ações são espelhos dos valores éticos, econômicos, políticos e sociais da sociedade em que vivemos? É como se fôssemos todos feitos da mesma massa de bolacha, porém a forma usada para nos dar o formato de coração, triângulo ou bolinha são diferentes em cada sociedade. Mas, será que somos seres passivos incapazes de mudar as formas que nos definem? Ou será que somos seres atuantes e transformadores? Essas e outras questões relacionadas a ela serão discutidas agora. Estão preparados? Então, vamos lá.
OBJETIVO
UNIDADE 2
A CONSTRUÇÃO DO SER SOCIAL
SOCIOLOGIA GERAL
- Compreender as diversas concepções teóricas que explicam a construção do ser social.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FFCL DE ITUVERAVA - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA
17
UNIDADE 2
SOCIOLOGIA GERAL
AS TEORIAS DE WEBER E DURKHEIM
CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
E
SUAS
São muitas as correntes teóricas que questionam como seria o homem antes de viver em sociedade. Os estudos partem do entendimento do estado de natureza humana e são importantes para compreendermos os motivos das ações e dos conflitos na vida em sociedade.
O conceito de natureza humana difere entre os filósofos. Para Maquiavel, a natureza humana é má, portanto repleta de qualidades negativas (SADEK, 1997).
Segundo RIBEIRO (1997), enquanto Aristóteles afirmava que o homem é um ser social; Hobbes, um contratualista, afirmava que, a sociedade foi formada a partir de um contrato social entre seus membros. O autor acreditava que o estado de natureza humana é guerrear entre si, uma vez que o homem se sente ameaçado por não poder prever a atitude do outro. Imaginando que o outro pode atacá-lo a qualquer momento, a atitude, aparentemente, mais racional é atacá-lo primeiro, como forma de defesa.
Por fim, no estado de guerra, os homens firmaram um pacto ou contrato que limitava a sua liberdade