Sociologia Geral Karl Marx
Faleceu em 14 de março de 1883 em Londres na Inglaterra.
Karl Heinrich Marx sua verdadeira missão era contribuir para a derrubada da sociedade capitalista, foi o homem mais odiado e caluniado de seu tempo, tudo isso ele punha de lado como fossem teias de aranha. Morreu amado e reverenciado por milhões de seguidores,
Frederich Engels, Vladimir Ilitch Lenin, Chiang Kai-Chenk, Fidel Castro, Luiz Inácio Lula da Silva.
Seus principais interesses eram Política, Sociologia, Econômia, História, Capitalismo, Socialismo, Dialética.
Idéias notáveis: Modo de produção, mais valia, acumulação primitiva, alienação, materialismo histórico, ideologia, luta de classes, materialismo dialético.
Influências, Hegel, Feuerbach, Spinoza Vico, Charles Fourier, Adam Smitch, David Ricardo.
Influênciados: Negri, Trotsky, Lênin, Escola de Frankfurt, Rosa Luxemburgo
Karl Marx foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia
Em 1835 ingressou na Universidade de Bonn para estudar Direito, mas no ano seguinte transferiu-se para a Universidade de Berlim. Impedido de seguir uma carreira acadêmica, em tornou se 1842 redator-chefe da Gazeta renana, com o fechamento do jornal pelos censores do governo prussiano, em 1843 (foi quando casou), Marx se viu obrigado a emigrar para a Françar.
Principais características: engajamento político, humanismo radical, perspectiva do proletariado, Crítica ao Capitalismo, Defesa do Comunismo.
Durante a maior parte de sua vida adulta, sustentou-se com artigos que publicava ocasionalmente em jornais alemães e americanos.
Teve um filho nascido em uma relação extraconjugal com Helen Demuth, não podendo perfilhá-lo conseguiu que fosse reconhecido como filho de Engels.
Princípais obras: “O Capital” analisa as leis que governam o desenvolvimento econômico do capitalismo e neste mesmo livro que publicou suas idédias de Luta de Classe, A Ideologia Alemã, “Manifesto Comunista” Escrito