Sociologia Fichamento
Campus Penedo
Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
Disciplina: Sociologia
Prof. Alcides Mendes
Aluno: Waldemir Ferreira Vercosa Junior
Turma: Meio Ambiente – 2011 “A”
Fichamento
Livro: Esse Inferno Vai Acabar
Tipo: Crônica brasileira
Autor: Humberto Werneck
Ano: 2011
Editora: Arquipélago
Local: Porto Alegre/RS
1. O segundo fim do mundo, pág. 9.
Historia de um casal (Samuel e Suely) que tem uma loja (Mercearia SS) e vive a tentar fazer previsões do futuro, assim vivendo-as, mas por conta de uma previsão de “fim do mundo” acabam por não matricular seu filho na escola e deixam de viver, passando a data de previsão para o fim e vendo que nada aconteceu, acaba-se gerando o fim do casamento e a perda em um S na Mercearia SS.
2. A gente se acostuma, pág. 13.
Tematizando a linguagem popular que é assimilada como normal em alguns casos, conta sobre uma poeta americana que terminou por se “habituar a brasileirices no começo inaceitáveis”. Além disso, refere-se ao tão reproduzido “jeitinho brasileiro” de improvisar as coisas diárias.
3. Arroz de féretro, pág. 17.
Rapaz curioso que tinha o costume de penetrar todos velórios de sua cidade, ele assinava todos jornais para não perder nenhuma noticia sobre quem acabou de morrer, até que um dia vai olhar o jornal e a surpresa, morreu sua mulher.
4. Vovô viu o vício e vociferou, pág. 25.
História do avô de Humberto, que foi prefeito do antigo Distrito Federal, ele em seu mandato realizou varias obras e implantou uma lei que foi a proibição do jogo do bicho. Humberto acha injusto que uma Rua em Paquetá tenha o nome de seu avô, em seu pensamento merecia um nome melhor, só que quando leu um livro de Medeiros e Albuquerque que falava das ações de seu avô como prefeito pensou: “Paquetá está de bom tamanho”.
5. Que seria de mim sem a Solange, pág. 29.
Conta a história de sua prima Solange que desde que passou uns meses no Triângulo Mineiro fala como se