Sociologia Durkheim
EGP – LUIZ FELIPE DANTAS
1- Comportamentos, crenças, regras, valores, características físicas, costumes.
2 –Cultura popular atinge as pessoa por determinadas regiões, criada pela interação entre pessoas. Cultura de massa atinge as pessoas de forma abrangente através de conteúdos diversos, econômicos e políticos por exemplo.
3- A cultura em determinada região pode ser considerada regional ou popular, possui traços típicos. A cultura de massa extrapola limites de territorialidade, a mídia produz a massificação da cultura de forma geral.
4- O Folclore que vem do inglês folk que significa gente ou povo e lore que é conhecimento, é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmite por lendas, provérbios, danças, artesanato e etc, são criadas de acordo com o tempo.
5 – Idéias e instituições - As instituições são modelos de comportamento, ou seja, refere-se a regras comportamentais. Essas normas variam de cultura pra cultura. As instituições podem até ter as mesmas funções (escola, Igreja, museus), só que são exercidas de maneiras diferentes. Outro elemento cultural tem a haver com as idéias.
6 –Subcultura - A própria cultura brasileira é uma subcultura da cultura portuguesa. Etnocentrismo - sua própria cultura superior a outra ou às de mais.
7 – Meios informais: família, amigos, são grupos primários de transmissão de patrimônio social ( valores, opniões, costumes, códigos morais, etc.), em sociedades complexas meios de comunicação de massa tornam-se transmissores informais de cultura. Há também o contato entre gerações mais velhas com as mais novas dentro de organizações. Já os meios formais são as escolas, universidades, treinamentos técnicos, igreja, cursos, etc.
8 – Segundo Robbins cultura organizacional esta vinculada a uma percepção em comum dos integrantes de uma instituição e que esta