Sociologia - desenvolvimento social
Estado (Reis), Igreja (Cléricos), Servos (Povo) e Fé. Utilizando-se dessas temáticas desenvolva um texto explicativo sobre a sociedade feudal e finalize traçando uma ligação com a nossa realidade.
Resposta:
A sociedade medieval era dividida em três grupos: Nobreza (Reis), Clero (Igreja) e Servos (Povo).
Quem comandava a sociedade era o Clero e a Nobreza os Servos trabalhavam para a nobreza, fazendo todos os trabalhos do reino, para que o povo obedecesse as ordens do rei sem contestar, a igreja em parceria com o rei criava justificativas religiosas .
Na sociedade feudal cada grupo tinha sua função, a igreja cuidava da salvação da alma de todas as pessoas que faziam parte do feudo, a nobreza tinha a função de proteger a todos e o povo a função de trabalhar. Assim se justificava a exploração do servo, a necessidade dele seguir os desígnios da igreja. Todo o poder de comando era do senhor feudal, que como sempre pedia ajuda a igreja para que se povo obedecesse as suas ordens devia favores a igreja. A igreja por sua vez quando precisava pedia favores ao rei, pois este devia- lhes favores.
A sociedade de hoje, não é igual a da era feudal, mas se baseia nela. A sociedade de hoje é dividida por classes sociais. Quem possui mais dinheiro sempre tem mais poder e o povo de hoje fazem as vezes dos Servos antes, são meros trabalhadores que recebem por seu trabalho mas nunca recebem o que realmente é justo, por sua vez devem obeceder as regras impostos pela sociedade e a política do nosso país. Os nobres de antes são os políticos de hoje, são eleitos por votos populares, mas para receberem estes votos fazem promessas mentirosas e enganam o povo, da mesma forma como o rei da era feudal encanava seus servos obrigado –os a fazerem determinadas tarefas e como justificativa usava a lei divina, as formas mudaram mas geralmente os comandantes são da sociedade possuem o mesmo de caráter e a mesma regra, sempre enganando o povo.
Desta forma chegamos à conclusão