Sociologia de Durkhein
04/10/12
1. Defina o que é fato social
Uma realidade independente e preexistente que um indivíduo experimenta. É o objeto da sociologia. O que entendemos é que o fato social constitui de coisas que acontecem externamente a um indivíduo, tendo influencia nele. Por exemplo, a forma que a sociedade pensa e agi influencia como um indivíduo de comporta, e isso seria o Fato Social.
2. Defina coerção social.
Uma característica básica dos fatos sociais. Ela é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se as regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade e escolha. É a força que a sociedade exerce sobre um individuo.
3. Quais são as características do método de pesquisa e ciência desenvolvido por Durkheim?
O método de Durkheim é a neutralidade diante dos fatos. O pesquisador deve estabelecer e manter certa distância e neutralidade em relações aos fatos para preservar a objetividade de sua análise. Dever jogar fora prenoções (sic), se manter afastado da opinião dos indivíduos envolvidos e observar os fatos com uma coisa, algo que é possível ser analisado. O pesquisador não deve ter envolvimento afetivo com o material estudado. Devem ser excluídos preconceitos, desejos e interesses próprios, para que se possa verdadeiramente analisar de forma neutra os fatos históricos.
4. Cite os objetivos da sociologia de Durkheim e conceitue o estado normal e estado patológico.
Para Durkheim a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social, comparar as sociedades e proceder a classificação das espécies sociais.
Dentro da sociologia de Durkheim “normal” é aquele fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população. Patológico é aquele q se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Os fatos patológicos,