SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
Faça uma analise do papel do poder e da ideologia no processo de formação das identidades e das culturas organizacionais.
O poder consiste na capacidade de exercer domínio e controle. É a possibilidade de agir e produzir os efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. É a relação que se estabelece entre aquele que possui a força e os mecanismos de dominação e aquele sobre o qual o poder é exercido. A relação de poder ocorre através da força física, econômica, política e ideológica.
A ideologia abrange o conjunto de idéias, normas e valores que determinam o modo coletivo de pensar e agir. Tem como finalidade produzir conceitos e "verdades", geralmente definidas pela classe dominante, repassando-as para a maioria da população. Tem ainda a função de manter o modelo de relações sociais vigentes, adaptando os indivíduos às suas tarefas prefixadas, para que aceitem sua condição de existência. Assim, a ideologia consegue promover o conformismo das pessoas diante das desigualdades sociais.
O poder ideológico atua de forma sutil e complexa na sociedade. São os núcleos sociais, também chamados de instituições, que formam esta engrenagem. As mais importantes são: família, escola, igreja, organizações e o Estado. São os organismos já estabelecidos para adaptar e enquadrar o indivíduo na condição desejada. Junto a estas instituições, outras forças também exercem papel fundamental neste jogo ideológico, o sistema jurídico, a mídia através das notícias, entretenimento e propagandas, sindicatos, cooperativas, carnaval, futebol e moda.
Segue abaixo alguns desses mecanismos sociais, para demonstrar a influência ideológica que exercem.
Família
A família é a primeira instituição que atua sobre o indivíduo e o acompanha ao longo de sua vida.
Podemos identificar dois modelos de estrutura e formação familiar. A família que forma para a dominação e outra que adota maior liberdade nas suas relações, chamada dialogal.
Em nosso país,