SOCIOLOGIA CULTURA INDIANA
COMPONENTES:
ANA AMÉLIA
EDUARDA PONTES
LUARA GOMES
PALLOMA OGANDO
RENATA BEZERRA
INTRODUÇÃO
A Índia é um país asiático que possui uma população de aproximadamente 1,1 bilhão de habitantes.
Desse total, cerca de 80% são seguidores da religião hindu. A cultura indiana está marcada por um alto grau de sincretismo e pluralismo. Os indianos têm conseguido conservar suas tradições previamente estabelecidas, enquanto absorvem novos costumes, tradições e ideias de invasores e imigrantes, ao mesmo tempo que estendem a sua influência cultural a outras partes da Ásia.
FILOSOFIA INDIANA
Filosofia indiana é a denominação genérica que se dá ao conjunto de concepções, teorias e sistemas desenvolvidos pelas civilizações do subcontinente indiano. Três conceitos fundamentam o pensamento filosófico indiano: o eu, ou alma (atman), as ações (karma), e a libertação (moksha).
Exceto pelo charvaka (materialismo radical), todas as filosofias indianas lidam com esses três conceitos e suas inter-relações, embora isso não signifique que aceitem sua validade objetiva precisamente da mesma maneira.
RELIGIÃO
•
•
•
•
•
•
A Índia é um país onde há varias religiões, porém o
Hinduísmo é a religião atualmente predominante na
Índia (pouco mais de 80%). islamismo 11% (sunitas 8,2%, xiitas 2,8%); cristianismo 3,8% (católicos 1,7%, protestantes 1,9%, ortodoxos 0,2%); sikhismo 2%; budismo 0,7%; jainismo 0,5%; outras 1,7%.
HINDUÍSMO
No hinduísmo, uma das mais conhecidas e veneradas representações de Deus é Ganesha, que é considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. PAPEL DA MULHER
Na índia a mulher é mais voltada para uma vertente familiar, para o casamento e esforçase para ser uma boa mulher e mãe. Mas não é fácil viver em um país cheio de crenças, superstições e rituais.
A cultura Indiana é marcada com costumes próprios onde a mulher não tem "voz" para expressar os seus pensamentos e sentimentos.
SISTEMA DE CASTAS
A divisão da sociedade em castas é determinada
a