Sociologia AVA
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Atividade Colaborativa
6476322427
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2014
Atividade Colaborativa
Atividade desenvolvida para a disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor (a) Fernanda da Silva A. Prizoto.
Anhanguera Educacional
2014
Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro
Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu
Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades
Segundo Bourdieu, o seu questionamento sobre as desigualdades na sociedade tem início no sistema de educação. Ele produziu um conjunto de análises no âmbito da sociologia da educação e da cultura que influênciou decisivamente algumas gerações de intelectuais, obtendo o reconhecimento de pesquisadores, estudantes e ativistas que atuam em várias outras esferas da sociedade. Dizia que a escola é vista como um excelente domínio da reprodução social e legitimação das desigualdades sociais, criando dois conceitos: o de campo e habitus.
Campo seria os diferentes domínios específicos da realidade social, relativamente autônomos, que compõem uma determinada sociedade, assim todo e qualquer campo envolve luta e força, como diria Bourdieu, os agentes que compõem um campo lutam para adquirir e manter o poder de (di)visão, isto é, o poder de impor uma visão, uma representação social particular como geral e de dividir/classificar/distinguir/legitimar os agentes e as coisas existentes em um campo específico.
Habitus em sua definição devem ser entendidas como competências, atitudes, tendências e formas de perceber, pensar, e