Socioeconomia e Geopolitica
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: CIÊNCIAS ECONOMICAS
Professor: ALEXANDRE WAGNER DA ROCHA
Nome do estudante:
Data: 14/10/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (4,0 pontos)
Em 1855 os Estados Unidos progrediu muito, passando da condição de total dependência da nação-mãe, para a condição de nação. Nação na qual apresentava ser unida, bem organizada, livre, operosa, rica, poderosa e independente.
O questionamento da hegemonia inglesa se deu, pelo surgimento de novas potências industriais, retirando da Inglaterra o controle da inovação tecnológica e pelas restrições, por parte de vários países europeus, à saída de capitais que criava séria dificuldade à Inglaterra.
Os Estados Unidos passaram a ter o “status” de hegemonia global a partir de um longo período que se iniciou com a recessão mundial em 1873. Assim os americanos junto com os alemães, passaram a controlar uma grande fatia do mercado mundial. Isso decorre, principalmente, da continua queda da economia britânica.
Para a solidificação da hegemonia americana, diversos fatos ocorreram, dentre eles podemos destacar: os efeitos das guerras mundiais, as mudanças no padrão monetário internacional e as alterações da divisão internacional do trabalho. Todos eles afetaram poderosamente as mudanças na sociabilidade burguesa com a