Socioeconomia e Geopolitica
(OBS. Considero que no livro didático essa questão foi tratada de forma bastante superficial)
Resposta:
A Inglaterra foi o país pioneiro na Revolução Industrial. Os principais fatores foram: A sua posição geográfica, pois se trata de um país insular (sua preservação pela devastação das guerras com outros países); Recursos naturais (jazidas de carvão e de ferro); Recursos Econômicos; Posição Politico-Socio-Cultural.
Dessa forma, a Inglaterra ocupa o lugar dominante de Portugal e Espanha nas colonizações, principalmente na América do Sul. Assim, escoando produtos industriais e controlando os circuitos comerciais.
Marc Ferro argumenta que os Estados Unidos agiram diferentemente dos europeus, pois “os ingleses não atribuíram o menor caráter moral ou ideológico à sua dominação econômica. Sem dúvida, na África e em outras regiões, eles afirmavam agir em nome da Civilização [Ocidental], mas não na América Latina. Ali, faziam business, as usual, e contentavam-se com as vantagens concretas. (…) os norte-americanos, ao contrário, queriam exportar seu puritanismo de origem. Essa exigência de virtude política que está na base da Independência e da Revolução que fizeram. Os ianques gostariam de conduzir os latino-americanos a uma administração ‘saudável’ de seus negócios: ora, o que para os latino-americanos parece uma astúcia hipócrita para controlar seus orçamentos e seus países é, na verdade, mais do que uma tática, uma autêntica estratégia”.
Mesmo com a industrialização tardia, inspirada na revolução industrial oriunda da Inglaterra, os Estados Unidos ocuparam um papel de vanguarda neste processo, seja pela criação de máquinas inovadoras