Socioeconomia geopolitica
Durante meados do século XIX, Marx e Lênin estudaram exaustivamente a categoria Formação Econômica e Social na Europa; e Santos (1977) a estudou no século XX. Todos os autores chamam atenção para a dificuldade de se compreender a formação das dinâmicas sociais que criam e transformam as formas. Estas, no entender dos autores, organizam-se muito antes do momento em que atuam sobre o espaço, desconsiderando o fator histórico que ele representa, sendo aliadas à história local fundamentada na compreensão da realidade a serviço do homem. Portanto, não é possível ignorar o elemento espaço e sim analisá-lo em profundidade, pois esta relação representa a noção de formação socioespacial.
A partir deste enunciado e das leituras indicadas até agora, explique o papel do espaço geográfico aliado ao papel da sociedade no que representa as formações socioespaciais. Elabore um texto de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas, citando todas as suas fontes de pesquisa além do livro didático e dos vídeos indicados no EVA.
O espaço geográfico é assimilado de forma vaga, especificada pela superfície da terra, através da natureza pela maneira como o ser humano plantou suas raízes ou pelo seu lugar de origem por isso, o espaço teve mudanças ao longo da história que mesmo tendo sua história foi mudado pelo homem que construiu suas marcas, alterado conforme sua localização. De acordo com Santos (1977) partindo do pressuposto de que a nação de formação social tem ligação com a evolução de uma dada sociedade em uma totalidade histórica concreta, ele demostra que essa formação não pode ser tratada sem a noção de espaço geográfico, afinal aparece como produto quanto como uma condição da produção social, estas reproduções são um conjunto de ações espacialmente localizadas, que impactam diretamente sobre o espaço alterando-o no todo ou em parte ou preservando-o. Assim é que a noção adquire o status de formação histórica e geograficamente localizados, isto é, formação