Socioambiental
O carvão mineral foi a grande fonte de energia da Primeira Revolução Industrial, no século XVIII na Inglaterra principalmente. Em 1850, a madeira ainda era a principal fonte de energia nos Estados Unidos. Só durante a segunda metade do século XIX, não só os Estados Unidos mas todas as nações industrializadas passaram a utilizar o carvão mineral como principal fonte de energia. O carvão continuou a ser largamente utilizado até a segunda metade do século XX, quando o petróleo e gás natural tornaram-se as principais fontes de energia primária. O primeiro poço petrolífero foi perfurado na Pensilvânia em 1859.
O petróleo continuou como a principal fonte de energia por todo o século XX , papel que continua a desempenhar nos dias de hoje, apesar de um recente e progressivo declínio.
6
O canal especializado em economia Bloomberg fez um levantamento das maiores empresas petrolíferas do mundo e colocou a brasileira Petrobras em terceiro lugar.
Confira a lista das nove primeiras, conforme o valor de mercado:
1 – Exxon Mobil (EUA) – 512*
2 – Shell (Holanda) – 264
3 – Petrobras (Brasil) – 235
4 – BP (Reino Unido) – 231
5 – Total (França) – 198
6 – Chevron (EUA) – 197
7 – Eni (Itália) – 145
8 – Conoco Philiphs (EUA) – 141
9 – Repsol (Espanha) – 44
7
A crise do petróleo aconteceu em cinco fases, todas depois da Segunda Guerra Mundial provocada pelo embargo dos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e Golfo Pérsico de distribuição de petróleo para os Estados Unidos e países da Europa. a crise do petróleo dos anos 70 do séc passado fez com que nossa dívida externa aumentasse exponencialmente, pois passamos a gastar mais para importar essa commodity -na época, a cada 5 barris de petróleo consumidos no Brasil, 4 eram importados. Além disso, a crise foi o estopim de uma inovação industrial muito positiva, a adoção do programa "proálcool", no qual o Brasil foi pioneiro ao utilizar o álcool proveniente da destilação da