socio
1. O que é o método
1. Método = meta + odos = caminho para. Não é possível o conhecimento da realidade sem um caminho para se chegar até ela. O que determina este caminho? Não é traçado arbitrariamente, mas depende da concepção que temos da realidade. O que é o real para nós? Ou seja, a definição do método do conhecimento não é independente do objeto do conhecimento.
2. Método materialista histórico-dialético de Marx
A pergunta inicial do método marxista não é “como conhecer a realidade?” e sim “o que é” ou “como é” a realidade?
Os adjetivos materialista, histórico e dialético expressam o que é o real para Marx.
Materialista porque somos influenciados pelas relações sociais de produção. “Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina sua consciência” Porém não há o determinismo absoluto. O homem tanto cria suas relações sociais quanto é por elas criado. Segundo Marx1: “As circunstâncias fazem os homens da mesma forma que os homens fazem as circunstâncias”.
Por isto é também histórico porque a sociedade e política dependem da ação concreta dos seres humanos no tempo. Não é possível entender o real desconectado de uma prática social, da atividade social humana. Porém deve-se observar que, se os homens fazem sua própria história, não a fazem como querem e sim a fazem em um mundo perpassado por contradições sociais. Por isto o real é também dialético porque o processo histórico é movido por contradições sociais. Exemplo: no capitalismo há a contradição entre a apropriação privada dos meios de produção e o fato de a produção ser social.
2. Aplicado ao estudo da população
1. No Livro “População e Geografia”, a autora Amélia Damiani usa o método materialista histórico-dialético
2. Em o “Método da Economia Política”2 diz Marx: “Quando estudamos um dado país do ponto de vista da Economia Política, começamos por sua população,