Socilogia
Questão No. 1 – Como o grupo vê o problema da distribuição de renda no país? Seria correto afirmar que a causa se deve à falta de mão-de-obra qualificada? Onde entra a educação formal neste cenário?
Resposta – A distribuição de renda no Brasil é altamente concentrada, um pequeno percentual da população mais rica detém um grande percentual da renda gerada. É um sistema cruel e injusto e que leva a grandes desequilíbrios sociais.
A- Esta concentração da riqueza está sim diretamente relacionada à falta de mão-de-obra qualificada, na medida em que uma grande parcela mais pobre da população tem baixo nível de escolaridade e menor renda, enquanto que a minoria rica detém maior grau de escolaridade e, consequentemente mais conhecimento técnico e maior renda.
B- Estudantes pobres tem menores chances de completar um ciclo educacional em relação aos estudantes de famílias ricas.
-Resolução Exercícios Tema 4 – Desenvolvimento e Distribuição de Renda
Questão No. 2 – Comente sobre as principais características dos indicadores que dizem respeito:
2.1 - À dinâmica populacional.
Até as décadas de 60 e 70 o crescimento populacional no Brasil era alto, em torno de 3% ao ano, hoje o país ainda tem taxa de crescimento populacional positiva, mas com forte tendência de queda.
2.2 – Aos fatores que influenciam o crescimento populacional.
Estes fatores são; taxa de natalidade, taxa de mortalidade e taxa de migração.
A taxa de natalidade vem diminuindo, a taxa de mortalidade também em trajetória descendente e as migrações que são motivadas por forças de expulsão, que levam as pessoas a abandonarem seu país ou região e forças de atração, que atraem pessoas em busca de melhores oportunidades.
2.3 – À estrutura etária da população brasileira.
Até 1.960 o Brasil era um país jovem com mais de 30% da população composta por pessoas com menos de 10 anos de idade e