sociedades
Grandes Empresas como Sadia, Coca Cola, Itaú trabalham no sistema de sociedade anônima algumas trazem no fim do nome principalmente em contratos a sigla S.A onde a posse total da empresa é feita por investidores que possuem partes da empresa em porcentagens, algumas empresas são de capital aberto onde os investimentos de terceiros são aceitos como, por exemplo, a um tempo atrás a Petrobras abriu esse sistema com a finalidade de expandir atraindo investimento dessa forma.. Ou seja, a empresa permite q uma pessoa um grupo ou até outra empresa adquira partes comprando porcentagens um bom exemplo é a compra de boa parte das ações da Sadia pela Perdigão.
Sociedade Limitada (ou Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada) aquela que é formada por duas ou mais pessoas que se responsabilizam solidariamente e de forma limitada ao valor de suas quotas pela integralização do capital social, ou seja, a responsabilidade de cada sócio é limitada (daí o seu nome) à quantidade de cotas que ele possui. Cotas é a parcela de contribuição do sócio no que diz respeito ao capital social da empresa.
Atualmente, o tipo societário mais comum em território brasileiro é a Sociedade Limitada, sendo seu elemento fundamental o contrato social. Este tipo de sociedade surgiu em meio à complexidade das sociedades anônimas e as responsabilidades limitadas das sociedades familiares. O formato da Ltda., uma pessoa que não faz parte da sociedade poderá ser um dos administradores somente com o consentimento dos sócios.
Há uma determinada confusão quando se fala em microempresa,