sociedade
Maria Alves Coura
ATIVIDADE VIRTUAL:
Sociedade, Direito e Cidadania.
Camaçari
2014
CURSO: BACHARELADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Maria Alves Coura
ATIVIDADE VIRTUAL:
Sociedade, Direito e Cidadania.
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Sociedade, Direito e Cidadania do Curso de Ciências Contábeis da UNIFACS sob acompanhamento do Profª Leila Gouveia e do tutor Profª Lívia Silva Fetal.
Camaçari
2014
1ª QUESTÃO
Faça uma análise comparativa entre a cultura de massa, cultura popular e indústria cultural.
Resposta:
A cultura, pela definição clássica de Edward B. Tylor, que é considerado o pai do conceito moderno de cultura, diz que a cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
A cultura de massa é aquela considerada, por uma maioria, sem valor cultural real. Ela é veiculada nos meios de comunicação de massa e é apreciada por ela. É preciso entender que massa não é uma definição de classe social, e sim uma forma de se referir à maioria da população. Essa cultura é produto da indústria cultural.
A indústria cultural produz conteúdo para ser consumido, não se prende a técnicas. É produto do capitalismo e feita para ser comercializada. Theodoro W. Adorno, filósofo alemão da Escola de Frankfurt, é defensor da ideia de que a cultura de massa é imposta pelos meios de comunicação de massa à população, que apenas absorve aquilo.
A cultura popular é qualquer estilo musical e de dança, crença, literatura, costumes, artesanatos e outras formas de expressão que é transmitida por um povo, por gerações normalmente de forma oral. Como por exemplo, a literatura de cordel dos nordestinos, ou a culinária do povo baiano, são algumas