Sociedade
O indivíduo e a Sociedade
Desde a antiguidade e com base em estudos, pode se dizer que os seres humanos têm suas atitudes e reações de acordo com o grupo social e etnia em que foi criado perante a sociedade. Quando nascemos somos apenas seres humanos, nós nos tornamos sociáveis à medida que interagimos com o nosso grupo na sociedade, habituando-se a diversas etnias e costumes. A socialização no meio em que vivemos nos faz, à medida que o tempo passa, a sermos independentes e adquirir opiniões e personalidade própria, nos diferenciando a partir daí, das demais pessoas do grupo social em que se vive. O ser humano passa por constantes mudanças e desafios nos diversos grupos sociais durante toda a sua vida. Eu por exemplo, nasci em Patos de Minas (MG), onde passei minha infância, aos nove anos me mudei para Belo Horizonte (MG), onde tive que me readaptar ao modo de vestir, de agir, de falar e até mesmo alimentação. Essas mudanças acabam nos afastando temporariamente do grupo social atual, devido às crenças e costumes, até que você se adapte ao novo grupo social. Durante o processo de socialização você passa por vários agentes sociáveis, destacando-se dois:
• A família, que influencia desde o primeiro momento de vida, permanecendo até o fim dela e influenciando também não só a maneira de interagir com as pessoas, como também na maneira de educar seus futuros filhos, netos e etc.
• A escola, que você aprende a seguir regras, respeitar ao próximo, se socializar melhor e firmar sua personalidade com a sociedade e individualmente. Enfim a socialização é uma eterna adaptação na qual estaremos submetidos a diversos papéis e status, sempre em aprendizagem com os grupos sociais em convívio, para o nosso crescimento pessoal e