Sociedade e individuo
Ana Mafalda Matias discorre a respeito da importância que as organizações sempre tiverem desde seu início até suas constantes mudanças. Segundo Matias quase toda nossa vida se desenvolve no seio de organizações de variados tipos e desde o surgimento da máquina a vapor, a sociedade vem se complexificando e moldando suas organizações estruturais.
Abordagem sociológica das organizações: conceptualiza como a disciplina que se propõe estudar “os fenômenos sociais e culturais inerentes a qualquer tipo de organização com um mínimo de estabilidade, formalidade e dimensão e, assim, abordar temas como os da burocratização das organizações, das suas disfuncionalidades, dos circuitos de informação, do poder e dos processos de tomada de decisões, etc.
Na origem da crescente importância das Ciências Sociais desde o início do século XIX encontramos o racionalismo , defende o princípio segundo o qual a razão humana é capaz de alcançar a verdade, porque as leis do pensamento racional são também as leis das coisas .
Teoria da Administração:
Ênfase nas Tarefas -
A Administração Científica - A Revolução Industrial surgida na Inglaterra dos meados do século XVIII opera profundas transformações na sociedade, na medida em que transforma radicalmente a ciência, a tecnologia, as fontes de energia e, em consequência, o funcionamento das organizações.
Surgem as fábricas, com base num conceito não artesanal, como o que se verificava até à data. Máquinas cada vez mais sofisticadas possibilitam um exponencial aumento da produção, e o consequente desenvolvimento do comércio.
Alargam-se os mercados e incrementa-se a rede de transportes. Assiste-se à urbanização das sociedades, o que leva ao florescimento de um conjunto de instituições com funções de representatividade social, cultural e política, ou de gestão das infra-estruturas colectivas próprias das cidades.
A Administração Científica
-