Sociedade E Indiv Duo
MÓDULO 2 (32 Tempos)
SOCIOLOGIA
2º T.A.I.
Ano Lectivo 2008/2009
O homem como ser social
O meio social tem grande influência no ser humano, que interioriza valores, normas e comportamentos, etc., característicos da sociedade em que está inserido, num processo de socialização. A socialização é o processo de integração do indivíduo na sociedade, que decorre ao longo da sua vida. É um processo espontâneo de aprendizagem de regras, normas, atitudes e comportamentos adequados ao seu meio social, do qual a pessoa geralmente não se apercebe. Estas normas e condutas, que são aprendidas através da socialização, variam de cultura para cultura. Desta forma, o que é considerado “normal” numa determinada cultura, pode não o ser numa outra. As diferentes culturas manifestam formas específicas como as comunidades humanas, ao longo do tempo e nos diversos espaços, organizam a vida social – relatividade cultural. A cultura varia no tempo e no espaço.
Interacção Social
O que será o processo de interacção social? Já alguma vez teve uma conversa com um estrangeiro? Fez alguma viagem ao estrangeiro? Visitou algum sítio na Internet alojado num outro país? Se respondeu de forma afirmativa a alguma destas questões, já foi testemunha do processo de interacção social. Qual será a definição desse conceito? A interacção social é o processo em que agimos e reagimos em relação ao que nos rodeia.
Apesar de sempre terem existido interacções entre pessoas de nacionalidades diferentes, com a globalização a natureza e frequência desses contactos veio a aumentar.
Quais serão as características das interacções sociais entre sujeitos de países diferentes? A globalização proporcionou um aumento da possibilidade de se fazerem viagens para o estrangeiro, encorajando o interesse noutros países e facilitando a mobilidade de turistas no espaço internacional. Esta expansão do turismo internacional