sociedade e contemporaniedade
1
1. Após a Revolução Francesa de 1789, a burguesia toma o poder e promove profundas mudanças na economia, na política e na vida cultural. Podemos afirmar que são mudanças realizadas pela burguesia:
Peso: 1.0
a.A constituição de um Estado dependente da Igreja e que necessitava da proteção e do incentivo da empresa capitalista, pois com o fim da Idade Média a Igreja perdeu sua fonte de recursos financeiros.
b.O confisco das propriedades da Igreja; a supressão dos votos monásticos; a criação de instituições civis; a transferência das funções da educação para o Estado; a abolição dos grêmios e corporações; a limitação dos poderes patriarcais na família.
c.A divisão igualitária da propriedade (socialismo) que revolucionou as leis, os usos e os costumes.
d.O incentivo ao ímpeto revolucionário da classe trabalhadora para colocar em marcha novos surtos revolucionários.
2
2. As mudanças no processo de produção de mercadorias advindas com a Revolução Industrial transformaram as condições de vida dos indivíduos da época. Podemos afirmar que foram conseqüências sociais da Revolução Industrial:
Peso: 1.0
a.A alteração do poder dentro da família que se transfere do pai (família patriarcal) para os filhos (poder filial).
b.O agravamento dos problemas sociais, tais como: aumento da prostituição; alcoolismo; infanticídio; suicídio; fome e miséria moral e material das famílias de trabalhadores.
c.Houve um aumento dos salários que eram baixos; as mulheres e crianças passaram a receber mais que os homens, pois eram mais frágeis.
d.A redução de horas na jornada de trabalho nas fábricas; a conquista do direito ao descanso, aos feriados, às férias e ao contrato de trabalho.
3
3. Após a revolução industrial e a revolução francesa, surge a SOCIOLOGIA. Podemos afirmar que contribuíram para seu surgimento....
Peso: 1.0
a. As modificações nas formas do homem