Sociedade e conhecimento – uma relação com a tecnologia.
Sociedade e Conhecimento – uma relação com a Tecnologia.
O uso público dos meios de comunicação pode ser meio de libertação ou de dominação na sociedade, dependendo de quem tem o poder de informar e de conduzir a informação para a formação de uma sociedade democrática ou autoritária, e de como a partir do surgimento das novas tecnologias de comunicação a sociedade se organiza e de como ela é influenciada pelos meios em menor ou maior escala.
As novas tecnologias de comunicação levam a sociedade a modificar sua sociabilidade, estando o ser humano cada vez mais em contato com a máquina e cada vez menos com as pessoas, a nível presencial. Hoje em dia, o ser humano abastece o seu tempo de lazer com jogos interativos da rede, em bate-papos, em salas de chats e em vídeos-conferência, relacionando-se cada vez mais com outras pessoas por ‘’via técnica’’ em detrimento da ‘’via contato direto’’, mudando assim sua própria maneira de ser também como ser humano. A máquina está tornando-se companheira do ser humano, mesmo não lhe expressando qualquer sentimento; fazendo com que ele perca boa parte da sua vida quotidiana não ao lado de plantas, bichos e pessoas, mas ao lado do computador que lhe fornece desde correio e comércio eletrônico, até relacionamentos amorosos. Sendo assim, o ser humano de pele e osso está adquirindo comportamentos que poderíamos chamar de robotizados.
Os seres humanos transformam-se em andróides, por conveniência a uma sociedade movida pela técnica artificial.
Outras influências das novas tecnologias dos meios de comunicação são as de, sustentar a indústria dos sonhos e da fantasia que o mercado capitalista nos dá e amplia, através do mercado eletrônico, numa comunicação aparelhada em redes. Oferece uma variedade de escolha de produtos, em um mercado globalizado, com uma variedade de fontes de abastecimento espalhadas pelo mundo, para todos os tipos de sonhos. A tela do computador,