sociedade direito e cidadania
Por: Diogenes Sirqueira Assis
Feira de Santana
2014
ATIVIDADE VIRTUAL
1 - Faça uma análise comparativa entre a cultura de massa, cultura popular e indústria cultural.
Diante do cenário no mundo atual em que a busca desenfreado pelo consumismo só faz crescer, surgiu à cultura de massa, cultura esta, totalmente diferente da cultura popular, porém necessariamente interligada a industrial cultural.
Entende-se por indústria de massa uma industrial na qual a principal atividade econômica é a produção da cultura com a finalidade de obter lucros.A cultura de massa é aquela criada com o objetivo de alcançar a massa popular, ou seja, a maioria da população independente de qualquer distinção entre as pessoas. A cultura de massa diferentemente do folclore não tem raízes nas vivências humanas.
Já a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. A Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc) em que o povo produz e participa de forma ativa. Desta forma, cada povo produz, por exemplo, uma arte peculiar, reflexo de suas específicas qualidades necessariamente diverso das artes de outros povos.
A cultura de massa entra na casa do caboclo e do trabalhador de periferia ocupando-lhe as horas de lazer em que poderiam desenvolver uma forma criativa de auto-expressão: eis aí seu primeiro tento. Em outro plano, a cultura de massa aproveita-se dos aspectos diferenciados da vida popular e os explora sob a categoria de reportagem popularesca e turismo. O vampirsmo é assim duplo e crescente: destrói-se por dentro o tempo próprio da cultura popular e exibe-se para consumo do telespectador, o que restou desse tempo, no artesanato, nas festas, nos ritos (BOSI, 1992, p.328).
A indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer consistem em “moldar” toda a produção