Sociedade de individuos
O presente trabalho pretende estudar os conceitos de Sociedade e Individuo, apresenta-los de forma a ser possível desenvolver um entendimento acerca do que significam e como se relacionam para assim ser possível responder ao seguinte questionamento:
Qual o papel do indivíduo numa sociedade?
Primeiramente deve se saber que em sociologia, pode se conceituar sociedade como sendo o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
É um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas, ou seja, uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.
Trata-se então basicamente de um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos que vivem em conjunto.
Já o conceito de indivíduo para a sociologia, trata-se de pessoa livre, autônoma, consciente do seu “status” e do seu “papel”, integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, cônscia dos seus direitos e também de seus deveres.
Ambos fazem parte da mesma trama, tecida pelas linhas das relações sociais.
Sabemos que entre os povos antigos, o que se valorizava era o grupo a que a pessoa pertencia, como a família ou a comunidade. O papel do indivíduo apenas começou a ganhar importância dentro da sociedade, no período pós reforma protestante no século XVI.
Tal papel ganhou mais força no século XVIII, com o desenvolvimento do capitalismo e do pensamento liberal, que foi quando surgiram as ideias de indivíduo e de individualismo.
No século XIX, a sociedade capitalista estava consolidada, e a posição do indivíduo passou a ser definida pela propriedade de bens, de dinheiro ou da própria força de trabalho.
Mesmo com a valorização do