sociedade brasileira
1) Uma educação que não se restringe, a conteúdos disciplinares, mas tem como meta o desenvolvimento integral do educando, procurando vincular a sua aprendizagem à temporariedade das rápidas transformações que correm no mundo de hoje. Maior preocupação com o formar de habilidades básicas de que resultem competências pessoais, intelectuais e sociais que os alunos deverão adquirir durante o percurso pelo ensino médio, do que com informações fragmentadas.
2) Contextualizar o conteúdo é trazer importância para o cotidiano do aluno, mostrar que os conhecimentos gerados dentro de uma sala de aula tem aplicação prática na vida das pessoas como um todo, fazer com que o aluno compreenda que o saber não é apenas acúmulo de conhecimentos técnico-científicos, mas as ferramentas para enfrentar um mundo de significações.
4) A interdisciplinaridade e a contextualização possibilitam de acordo com os PCN´s a integração dos diferentes conhecimentos que pode criar as condições necessárias para uma aprendizagem motivadora, na medida em que ofereça maior liberdade aos professores e aos alunos para a seleção de conteúdos mais diretamente relacionados aos assuntos ou problemas que dizem respeito à vida da comunidade.
3) Interdisciplinaridade significa, planejamento e desenvolvimento de um currículo de forma orgânica, superando a organização por disciplinas estanques e revigorando a integração e articulação dos conhecimentos. A interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver o problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista. Tem função instrumental. Trata-se de recorrer a um saber diretamente útil e utilizável para responder às questões e aos problemas sociais contemporâneos.