socialismo utopico
O Socialismo Utópico surgiu com força durante o período napoleônico na França, e se expandiu com a Revolução Francesa (1789).
O Socialismo Cientifico aparece na pós revolução industrial, na Inglaterra, no século XIX com Karl Marx e Hegel como seus principais precursores.
A idéia de Anarquismo surge com o iluminismo, no inicio do século XVIII com, tendo em Rousseau um de seus defensores. O Anarquismo prega que o ideal para o homem viver feliz, seria o estado de natureza, ou seja, uma sociedade sem governo
O Sindicalismo surgiu paralelamente ao capitalismo, pouco tempo depois se espalhou pelo mundo.
Socialismo Cientifico
O socialismo científico, também conhecido por socialismo marxista ou simplesmente marxismo é o nome usado por Friedrich Engels para descrever a teoria sócio-político-econômica elaborada por Karl Marx (1818-1883) no século XIX. Em meio aos movimentos de esquerda da nascente ideologia socialista, a corrente utópica e a marxista disputavam a preferência dos militantes à época.
Para muitos leigos, Marx e Engels deram origem ao movimento socialista, o que é incorreto. Os primeiros a elaborarem tal forma de organização coletiva foram o Conde de Saint-Simon (1760 - 1825), Charles Fourier (1772 - 1837), Louis Blanc (1811 - 1882) e Robert Owen (1771 - 1858) cujas ideias mais tarde foram batizadas de socialismo utópico, pois seus teóricos se preocupavam em descrever os princípios de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcançá-la. Em oposição aos utópicos, o socialismo científico procura de um modo racional e metódico analisar as condições de instalação de uma sociedade sem classes. A origem desta teoria é traçada a partir da publicação, no ano de 1848, do livro "Manifesto Comunista". Marx e Engels enaltecem os utópicos pelo seu pioneirismo, mas defendem uma ação mais prática e direta contra o capitalismo através da organização da revolucionária classe proletária. Para a formulação de suas teorias,