Ciclos Biogeoquimicos
O gerador elétrico é um dispositivo capaz de manter uma diferença de potencial entre dois pontos de um circuito elétrico, ele converte em energia elétrica, outras formas de energia, como, por exemplo, pilhas e baterias nas quais ocorrem as conversões de energia química em energia elétrica. são dispositivos que fornecem energia elétrica aos circuitos onde são inseridos. Este fornecimento de energia elétrica se dá às custas de outra forma de energia. A bateria é um exemplo de gerador elétrico. Ela transforma energia química em energia elétrica.
Um gerador elétrico é ideal quando sua resistência interna é nula (r = 0).
A tensão elétrica ou a ddp entre os pólos de um gerador ideal é indicada por E e recebe o nome de força eletromotriz (fem).
Abaixo está a representação de um gerador ideal. Um gerador real, isto é, um gerador cuja resistência interna não é nula (r ≠ 0) é representado conforme o esquema abaixo. A tensão U entre os pólos de um gerador real é igual à tensão que teríamos se ele fosse ideal (E) menos a tensão na resistência interna (ri). Assim, podemos escrever a chamada EQUAÇÃO CARACTERÍSTICA DO GERADOR:
U = E - r.i
Gerador em vazio - ocorre quando um gerador de energia opera sem nenhuma carga conectada a ele.
Gerador em curto-circuito - Se ligarmos os dois terminais de um gerador por um fio de resistência nula, o gerador está em curto, pois toda a energia que produz é dissipada por ele mesmo. Nesse caso, a tensão entre seus terminais é nula , e a corrente correspondente é a mais intensa possível, a qual denomina corrente de curto-circuito ( ). Da equação característica do gerador, resulta: Como e , temos:
Características de um gerador real
A curva característica de um gerador é um gráfico da diferença de potencial pela corrente que flui pelo gerador. Esse gráfico é uma reta, pois a equação característica do gerador, que estabelece a relação entre a diferença de potencial e a corrente elétrica, é a do