socialismo utopico
Socialismo Utópico e Cientifico.
Primavera dos povos e a Comuna de Paris.
Socialismo Utópico e Cientifico.
Em 1848, a Europa foi invadida por uma nova onda de revoluções que, pela primeira vez, contaram com a ativa participação política da classe operária. Nesse ano, enquanto o continente era sacudido pela ‘primavera dos povos”, ocorreu a publicação do Mamites,g..Sionista, assinalando o surgimento do socialismo científico, cujos fundadores foram Karl Marx e Friedrich Engels.
A passagem do socialismo utópico para o científico representou passagem da infância para a maturidade política do proletariado no meio industrial. Leo Huberman, analisando os escritos de Marx. fechou a diferença fundamental entre os dois tipos de socialismo:
Praticamente nada escreveu sobre a sociedade do futuro.
Interessado na sociedade do passado, em como evoluiu, desenvolveu-se e decaiu, até se tornar a sociedade do presente. Estava interessado na sociedade do presente porque desejava descobrir as forças que nela provocariam a modificação para a sociedade do futuro. Mas não gastou seu tempo nem se preocupou com as instituições econômicas do amanhã. Passou quase todo o seu tempo estudando as instituições econômicas de hoje. Desejava saber o que movimentava a sociedade capitalista onde vivia. O nome de seu maior trabalho foi O capital Análise crítica da produção capitalista.
O socialismo científico foi o resultado da síntese, realizada por Marx e Inglês, daquilo que de melhor produzira a cultura europeia no século XIX: a economia política inglesa, o socialismo utópico francês e a filosofia idealista alemã.
Princípios fundamentais:
As transformações da sociedade como resultado das forças econômicas para Marx e Inglês, a economia formava a base da sociedade e sobre ela se erigia uma superestrutura política, jurídica, filosófica, religiosa, moral, etc. Assim, as transformações ocorridas na superestrutura eram determinadas, em última