Socialismo Cientifico
Marx e Engels se voltaram para o estudo do regime econômico da sociedade moderna. A obra principal de Marx. O Capital, foi dedicada a esse estudo. Aprofundando as investigações feitas pela economia clássica inglesa e a teoria do "valor/trabalho", Marx mostrou que o valor de qualquer mercadoria era determinado pelo trabalho ao dono dos meios de produção. O salário que ele recebe em troca de sua força de trabalho representa um valor menor que o produzido durante a jornada. A diferença entre o valor produzido pelo operário, que pertence ao capitalista, e o valor que recebe como salário, Marx chamou de mais-valia. A mais-valia é o objetivo principal de toda a produção capitalista e explica a concentração das riquezas produzidas na sociedade nas mãos da classe capitalista.
Baseados na história da França na virada do século XIX, Marx e Engels formularam a teoria da luta de classes: as mudanças fundamentais ocorridas na história da humanidade decorreram da luta entre os interesses contraditórios das classes sociais, forjadas na divisão do trabalho e no grau de desenvolvimento das forças produtivas. Na sociedade capitalista, a luta se estabelece entre a burguesia e o proletariado (operariado).
O marxismo teve profunda influência no mundo. A partir dele, criou-se a Associação Internacional dos Trabalhadores a (I Internacional) e formaram-se no mundo inteiro, partidos políticos e organizações operárias. Baseada em princípios marxistas, a Rússia transformou-se, em 1917, no primeiro Estado socialista. http://www.infoescola.com/politica/socialismo-cientifico/ O socialismo científico, também conhecido por socialismo marxista ou simplesmente marxismo é o nome usado por Friedrich Engels para descrever a teoria