Social I Estudo Dirigido Laborat rio
Psicologia Social I – laboratório/ Profª Ms. Florença Ávila
Thaynara Alves Lobianco
Estudo Dirigido
1. A entrevista é uma arte, uma boa técnica, que pode ser desenvolvida e mesmo aperfeiçoada, principalmente pela prática contínua e através do conhecimento dos seus fatores fundamentais. Envolve uma comunicação entre duas pessoas, podendo ser chamada de conversa profissional.
2. Para que uma entrevista seja bem sucedida é necessário que sejam afastados os receios, tanto do entrevistador, como do entrevistado, e que se encontrem as várias pretensões de ambos. Deve-se estabelecer uma relação entre um e outro, uma afinidade que permita ao entrevistado revelar os fatos essenciais da sua situação e ao entrevistador tornar-se capaz de auxiliá-lo.
3. Sobre a natureza humana a autora fala que o nosso ponto de vista é influenciado por um grande número de preconceitos e emoções, mais ou menos inconscientes. O conhecimento sobre os impulsos humanos ajuda a ter uma melhor compreensão, não só da personalidade de seus clientes, mas de suas necessidades.
4. Fatores subjetivos são importantes por estarem presentes em todas situações. Cada situação contém aspectos objetivos e subjetivos. Cada experiência objetiva é acompanhada do correspondente fator subjetivo das atitudes emocionais. O conhecimento dos fatores subjetivos pode ser necessário para a elaboração de planos objetivos, que ofereçam alguma possiblidade de serem levados avante.
5. Sobre julgamento, a autora diz: É essencial que o entrevistador evite impor seus próprios julgamentos aos clientes. Deve-se permitir que exponham sem receio e condenação seus sentimentos sobre os assuntos vitais. O conhecimento da evolução das atitudes sociais, mesmo em assuntos éticos básicos, levará o entrevistador a tornar-se mais tolerante no seu julgar. É muito importante que aconteça a compreensão e a busca das causas do comportamento, ainda que anti-social, e não tornar o comportamento como