Social Democracia
Em Portugal há o Partido Socialista, que também integra o Internacional Socialista, sendo Mario Soares um dos seus presidentes honorários.
Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi um político português nascido em Lisboa. Presidente de Portugal entre 1986 e 1996 e um dos criadores do Partido Socialista. Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas e em Direito. Desde os tempos de estudante universitário foi um resistente à ditadura. Em resultado a sua atividade política contra a ditadura foi preso 12 vezes, cumprindo três anos de cadeia e deportado para África em 68 e em 70 foi forçado ao exílio na França.
Acredita que o Socialismo-Democrático é o certo e não do Socialismo Totalitário dos Comunistas. Segundo ele mesmo afirma, é a favor do Socialismo em Liberdade. Acredita que liberdades públicas são sagradas, bem como os direitos humanos e o pluralismo partidário. Defende que é preciso privilegiar no desenvolvimento o fator social e que os direitos dos trabalhadores não podem ser recuados. Adota o desenvolvimento sustentável, com uma distribuição de renda que mantém o bem estar de todos os cidadãos. Afirma que socialismo democrático é o futuro do mundo. O Socialismo Democrático, segundo Soares sempre se caracterizou por associar a liberdade política à economia de mercado, manifestando-se contrário à estatização da economia, mas nacionalizando os setores