Sobre a equivalência das hipóteses ptolomaica e copernicana acerca do sistema solar
HIPÓTESES
PTOLOMAICA
COPERNICANA
ACERCA
E
DO
SISTEMA SOLAR1
Fernando Lico Barscevicius – RA 11043613
o RESUMO: Os modelos Ptolomaico e Copernicano do Sistema Solar, apesar de terem conceitos consideravelmente diferentes, produzem resultados práticos equivalentes, tanto em precisão das medidas previstas quanto em adequação às observações empíricas. Neste trabalho, abordaremos quais foram as questões envolvidas para determinar qual dos modelos era a “verdade” na época, bem como a importância do modelo Copernicano como peça inicial da revolução científica.
o PALAVRAS-CHAVE:
Ptolomeu,
Copérnico,
astronomia,
geocentrismo,
heliocentrismo
Por volta de 1514, passados cerca de 1000 anos de domínio do modelo geocêntrico de Ptolomeu na astronomia, Copérnico apresentou o “Commentariolus”, uma versão prévia de seu modelo heliocêntrico para o Sistema Solar. Cópias manuscritas circularam entre seus amigos e colegas, fazendo a idéia ser conhecida entre seus contemporâneos. Esse pequeno tratado ofereceu sete postulados, sendo eles:
1. Não existe um centro único de todos os orbes ou esferas celestes.
1
Trabalho baseado no livro “Commentariolus” de Nicolau Copérnico
2. O centro da Terra não é o centro do mundo, mas apenas o da gravidade e do orbe lunar.
3. Todos os orbes giram em torno do Sol, como se ele estivesse no meio de todos; portanto, o centro do mundo está perto do Sol.
4. A razão entre a distância do Sol à Terra e a altura do firmamento é menor do que a razão entre o raio da Terra e a sua distância ao Sol; e com muito mais razão esta é insensível confrontada com a altura do firmamento.
5. Qualquer movimento aparente no firmamento, não pertence a ele, mas à
Terra. Assim a Terra, com os elementos adjacentes, gira em torno dos seus pólos invariáveis em um movimento diário, ficando permanentemente imóveis o firmamento e o último céu.
6. Qualquer movimento aparente do Sol não é